Expectativa



Eu tenho um problema, se é que podemos chamá-lo assim: eu crio expectativas. Sobre tudo, absolutamente tudo. Resultado: decepção. Sou assim: completamente dependente das minhas expectativas loucas e indubitavelmente sentimental.


São sentimentos que afloram do nada. Vontade de abraçar o mundo com as pernas, sendo que minhas pernas - coitadas - não conseguem abraçá-lo um terço. Alimento qualquer sinal de luz no fim do túnel. Alimento expectativa no sorriso alheio e, sabe, sorriso alheio é algo que deveria ser real. E assim caminho: Juntando sempre, cada caquinho meu espalhado por aí. Cada caquinho que se quebra quando algumas dessas milhares de expectativas acerca de mim, acerca de tudo, não se concretizam.


Expectativa é um sentimento que nunca vem sozinho. Vem junto com os milhões de frios na barriga, mãos suando, telefones não tocando, os olhos não vendo, a maquiagem borrando, o suspiro na hora errada, a insônia eterna...


Viver assim é complicado, sabe? Ainda mais em um mundo completamente individualista como o nosso – como se tornou o nosso – cheio de gente querendo sempre ser correta, realista e insuportavelmente coerente. Pra mim, ser coerente é seguir essa intuição que paira no teu coração, que te indica o caminho. Não pensar como todo mundo, agindo como foi programado para você agir.

Calma aí! A vida é minha, a vida é sua. Eu estou aqui - estamos - para cair no abismo e sair dele. Com as minhas – nossas - próprias forças e estendendo a mão para quem quiser me – nos - tirar de lá.


Sempre fui assim: Sonhadora. Sempre sonhei: Dormindo, acordada, na fila do ônibus. Sonho. Sempre. Criando expectativas que me alimentam, que me atropelam, me empurram para essa causa maior que chamamos de vida.













12 Responses
  1. Rafaela Moraes Says:

    Todas nós, sempre somos assim. Mulheres incontrolavelmente sonhadoras.


  2. Matienne Says:

    Tenho uma visão de que expectativas e sonhos são diferentes. As expectativas são coisas "de momento", ou seja,alguma resposta de emprego após realizar uma entrevista, alguém que você conheceu e quem sabe resolva tentar um relacionamento com ela...Já os sonhos vão bem além disso, os sonhos são a longo prazo é progressivo, é onde você quer estar daqui há alguns anos é aquilo o que você planeja com cuidado, que se luta calculadamente para conseguir. Uma vez vi a pregação de um pastor, o Marcos Feliciano e ele disse algo mais ou menos assim "Não deixe de sonhar e sonhe alto pois o nosso limite são os nossos sonhos". Ou seja, devemos sonher alto, porque só conseguiremos chegar até onde nós sonhamos.


  3. Ju vc disse bem, são esses sonhos e até em certa parte essas expectativas tbm que nos empurram para viver.

    Eu era assim, mas com o tempo aprendi a não juntar mts expectativas, a espera fica meio sem graça as vezes, reconheço, mas prefiro a surpresa de quando a coisa dá certo pq vale em dobro.

    Se cuida sonhadora e nunca deixe de sonhar, mas sonhar com os pés no chão não faz mal a ninguém.

    O beijo e bom domingo


  4. Fico triste por quem não sonha e super feliz quando encontro alguém que consegue sonhar voos mais altos que o meu, dizem que é mal de arianos, não sei qual teu signo e acho que nem acredito muito nisso, de qualquer forma sou bem assim, tento me controlar e já estou sonhando outra vez, mas vou aos pouquinhos tentando sonhar o que diz respeito somente a mim, o que só depende de mim mesma para realizar, assim acho que fico mais fácil!


  5. Pérola Says:

    Ah, como é bom ler seus textos e ver q eu não sou louca sozinha! Texto lindo como sempre, dona Ju! beijão


  6. ai, eu detesto essas expectativas, não que elas não sejam necessárias, são sim, mais as vezes a não realização traz muitas dores.
    Um beijo querida
    Lindas palavras!

    Ju


  7. ... Says:

    mulheres e mulheres vocês são assim mesmo...
    mas no final sempre conseguem tudo o que querem.
    beijos


  8. Adorei o texto, a personalidade literária que vai tomando cada vez mais o espaço. Linhas imaginárias que vão envolvendo as palavras e criando imagens únicas. Parabéns!
    Bjs

    www.manualdoinseguro.blogspot.com/Little fashion books

    Livro, o melhor presente. Livro personalizado, exclusivo.


  9. A nossa companhia de teatro deseja que você, sua família e seus amigos tenham

    UM FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO!

    E que DEUS possa ainda mais nos honrar com as belezas de seus trabalhos para sempre!

    Clemente.

    Cia. De Teatro Atemporal.


  10. Nívea Flor Says:

    Que saudade eu estava de passear por aqui, de desvendar essa coluna lateral e ler os textos teus, minha querida!

    Que as expectativas para esse novo ano sejam boas, sejam loucas, mas que se concretizem.

    Beijos


  11. Socorro Melo Says:

    Oi, Juliana!

    Um belo texto! Há pessoas mais sensíveis que outras, mais delicadas, mais sonhadoras, e claro que essas, por serem também mais emotivas, sofrem mais.
    Eu também fui assim, na juventude. Com a maturidade, aprendi a ser mais seletiva, a ter menos ilusões, a discernir melhor as situações. E hoje, sofro menos.
    Desejo-lhe um feliz 2012! E que todas as suas expectativas, lhe tragam alegrias e realizações.

    Grande abraço
    Paz e Bem!

    Socorro Melo


  12. Anônimo Says:

    Bonito texto!!
    Não sabia que vc tinha tamanho dom para escrever!!

    bjos e feliz 2012!!

    @rafacariok