A política da boa vizinhança



É sempre assim, fazemos a política da boa vizinhança ao longo da nossa vida e, conseqüentemente, nos escondemos atrás dos nossos "achismos" cotidianos.

A vida é mais que um sorriso diário quando, na verdade, choramos por dentro. Sempre, na grande maioria das vezes, percebo quando alguém está tentando ser o que não é ou está tentando demonstrar o que, de fato, não está sentindo. E para esses episódios eu sempre coloco o nome de “política da boa vizinhança” que claro, em alguns casos, é muito válida sim.

Exemplificando, se você está sofrendo por algo, se alguém te magoou, se está sofrendo por amor: Sorria sim. Faça sua política da boa vizinhança porque o que irá marcar nos outros que te feriram ou aos que te amam é o seu sorriso. O sorriso inesperado para alguns e muito esperado para outros.

Mas o que me incomoda de verdade são as pessoas que tentam ser o que não são. Fingir que admiram alguém, fingir que amam alguém, fingir amizade, choro, ódio, indiferença, quando na verdade o sentimento é o contrário. Quando percebemos não sabemos mais quem é quem. Quem fala a verdade, quem é seu amigo ou até, inimigo. Isso me incomoda. Muito.

Achar que alguém é aquilo que você vê é angustiante. Queremos ter certeza. Queremos transparência. Sinceridade. Chega da política da boa vizinhança em querer agradar a todos e não emitir opiniões válidas de fato. Você quer ser lembrado pela sua personalidade ou pela sua falsa bondade?

Vamos sorrir de verdade. Vamos chorar de verdade. Vamos ser amigos de verdade. Vamos ser mulheres de verdade. Homens de verdade. Filhos de verdade. Amigos de verdade. Profissionais de verdade. Gente de verdade.

E para vocês, amigos (tenho bastante) ou inimigos (se é que eu tenho) deixo meu sorriso de felicidade. E de verdade.
26 Responses
  1. Daniela Maura Says:

    Oláaa. Sorriso bonito sim, ainda mais verdadeiro, melhor ainda. Vc é mto bonita e inteligente, gosto muito dos textos q vc coloca aqui. Loira, bonita e inteligente..kkkkk

    Desculpe a brincadeira, mas ñ resisti.

    Fica com Deus, feliz Natal


  2. Olha, sinceramente, com todo respeito, me vi preso entre lhe admirar e admirar suas belas palavras (algo q ñ é novidade para vc.

    Está faltando mais verdades. Mis necessidade de , realmente, amar. E não de se apegar e dizer que ama. Sabe, às vezes - quase sempre, sou mal visto, pois nem sempre pratico essa política da boa vizinhança. Então, logo, fica uma duvida em minha mente. Permaneço "antipático", ou começo praticar essa tal política e, consequentemente, ser uma pessoa hipócrita. Dividas.

    Ah. Gostei do layout. parabéns!!!


  3. Lívia Paes Says:

    Oi Juliana tudo bem? Esse texto falou muita coisa. Q bom que ainda existem pessoas que preferem a verdade bem dita do que uma mentira cheia de ilusões...Vamos ser mais verdadeiros sim...vamos ser gente de verdade.

    parabéns!


  4. Joana Maranhão Says:

    Vc inimigos? Sei não amiga, acho q vc tem inimigas (invejosinhas) pode ser..nada de alguém querendo te matar não, hahahahaha.

    Faz tempo q não apareço por aqui, tava com saudades. E faz tempo q ñ te vejo no msn hein...


  5. Ju Fuzetto Says:

    Como é bom passar por aqui Ju... seus textos exalam transparência e determinação...
    Um sorriso verdadeiro vale mais que mil palavras!
    Um beijo carinhoso!


  6. Mariana Says:

    Sorriso, gentilezas e respeito faz bem para todos, e se fosse cultivado diariamente, o mundo seria melhor.
    Teu texto está mil.
    beijos


  7. Não dá pra não falar bem de você. Ao primeiro olhar, encanta.


  8. Fabi Mello Says:

    Oiii...Muito boom o texto Ju. Não tem como não falar bem de vc mesmo. Vc delicadamente fala tudo q precisamos ouvir. Delicadamente jogando sua verdade e sua sinceridade. bj


  9. Marina Says:

    Olá, gostei muito do teu blog. Parabéns!


  10. Bárbara Says:

    Nossa! Seu blog é lindo demais.
    Adorei o que escreveu. Essa "boa vizinhança" deve ser alcançada com amor, sineridade.

    De VERDADE, gostei mutio.
    Passarei aqui mais vezes.

    BJS


  11. Vitor Andrade Says:

    Adorei o novo lay out, fico super demaissss!

    Quanto ao texto, vc sempre surpreende nas palavras...bjs


  12. Juliana querida: segundo vários psiquiatras que li, dizem que as pessoas podem mudar até seus 5 ou 6 anos. Depois não mais, apenas amadurecem. Essa sensação de mal-estar que sentes com muitos, também sinto. E me dou ao direito de me mandar antes que eu saia muito magoada. Isso de cuidar de nós, não é blábláblá; é saúde! Essas pessoas têm a capacidade de destruírem tudo ao seu redor. Hoje minha briga não é com elas, e sim comigo para não deixar que se aproximem. Infelizmente temos certas atitudes de pena, misericórdia e de fraqueza que, infelizmente, se voltam contra nós. Existem pessoas e pessoas... E nós também existimos.

    Os cretinos, os ladrões os criminosos também envelhecem, e o mundo tem de mais.
    Grande beijo e boas festas a você e sua família.
    Tais luso


  13. x Says:

    Olá!

    Pois bem, Juliana, concordo com tudo que escreveu nesse texto, mesmo! A política de boa vizinhança é algo comum hoje em dia, e, como você disse, em alguns casos faz-se necessário, mas, em outros, acaba por deixar uma imagem negativa nas pessoas.

    -------------------------

    Olha, eu gosto muito, muito mesmo de Clarice Lispector. Sou tão fã dela que quando teve exposição sobre a vida dela e uma peça de teatro baseado em um texto dela, no Centro Cultural Banco do Brasil aqui do RJ, eu fui.

    -------------------------

    Beijos.


  14. Dany Says:

    Oi Ju como vai? Esse texto é a realidade do dia a dia, hoje em dia não sabemos mais quem é quem e cada dia q passa se torna mais difícil cultivar amigos,infelizmente. Não falo de vc ser grosseiro e falar o q quer, mas dizer o q deve ser dito na educação, já q esta existe.
    bjs e feliz natal pra vc e sua família.


  15. Rodrigo Zanel Says:

    É impressionante como o mundo tá cheio dessas pessoas, são fingidas e maldosas, te usam até conseguirem o q querem.

    belíssimo texto, gostei muito.


  16. RAFAELA Says:

    Aqui onde eu tô morando tá cheio de gente assim, passo mal, muito mal, pq eu tô longe dos meus amigos de verdade...quase um caos.


  17. Anônimo Says:

    Sei que não comento sempre aqui, é que na maioria das vezes não tenho tempo mesmo! Rs
    Mas sempre que posso entro aqui e me atualizo, e dou uma acompnhada.
    Mais um vez você disse TUDO!
    E seu texto veio pra mim na hora certa.
    Sei exatamente do que está falando, e a medida que ia lendo o texto, reconhci vários conhecidos nele.
    Parabéns =)

    Beijão, e claro, felicidade sempre!


  18. Unknown Says:

    Olá, todos nós sofremos com isso, essa falsa bondade q na verdade é a pior das facetas q alguém pode esconder...o blog ta lindo..parabéns..e pelo q vi, ta bombando...


  19. Unknown Says:

    O texto tá ótimo. aqui onde eu trabalho eu lido com muita falsidade, é uma merda vc olhar em volta e ñ saber quem é quem e tudo mais, o pior é q vc tem q agir como se nada tivesse acontecendo...fico triste pq tô longe dos meus amigos de verdade, pq os q tenho aqui, nem se quer me ligam pra saber como estou...alem de estar longe dos amigos estou longe da familia...achar gente de "verdade" hj em dia é raro, tá em extinção, bjs Ju


  20. Marcela Says:

    Vc eh mto bonita e inteligente, gostei muito do seu blog, visitarei mais vezes.


  21. Unknown Says:

    Nossa seu blog eh lindo, gostei muito dos textos q vc escreveu, parabéns, quanto ao assunto em questão, eu sofro muito com algumas pessoas e tb sou o tipo q acredita muito em quem se aproxima de mim, triste né? esse mundo poderia ser melhor, aliás as pessoas eh q deveriam ser aí melhoraria tudo.


  22. Mariana Says:

    Passei para deixar-te um grande abraço.


  23. Guilherme Says:

    Quero ser reconhecido pela minha personalidade com certeza. Mto legal o texto, passarei aqui mais vezes.


  24. Nívea Flor Says:

    Que lindaa!

    gostei do layout, do seu sorriso, das suas palavras. parabéns!!!


    gostei demais do texto. traz uma personalidade bonita demais! verdadeeira e francaa.
    nossa. amei!


    parabéns!!!


    Nii


  25. Unknown Says:

    Sorriso sincero sempre!!!!!!


  26. Unknown Says:

    Oh coisinha chata!!!! desde quando ser educado, bom e prestativo é sinônimo de falsidade? é por isso que o mundo está bagunçado porque as pessoas acham que é errado ser bom e certo ser louco!