O que eu não quero...



Voltando ao assunto pertinente do momento: Ano novo. Peço licença, mais uma vez, para fazer a seguinte indagação: O que você quer no ano novo? Todos nós fazemos os mesmos planos do ano passado e corremos atrás muito pouco ou nada do que pretendíamos.

Mas essa indagação fez-me refletir sobre outra: O que eu não quero em 2010. É isso mesmo! Ao invés de fazer a minha famosa listinha de tudo o que quero (e mais um pouco), farei uma lista do que eu não quero. Parece loucura, mas seria algo que todos nós deveríamos pensar.

A primeira coisa de que não quero para 2010 é que venham apertar a minha mão com um sorriso no rosto e, por trás, mal dizer a minha pessoa e os que me rodeiam. Não quero mais aqueles parasitas no Congresso. Não quero mais enchentes, deslizamentos e crianças chorando. Não quero mais assaltos, violência, gente morrendo por reagir a um assalto. Não quero mais Copa do Mundo em ano de eleição para Presidente (já pararam para pensar que as eleições para presidente são sempre em ano de Copa do Mundo?). Não quero mais “Obamas” ganhando prêmio Nobel da Paz sem ao menos ter feito algo para merecer. Não quero mais hipocrisia, jovens regredindo e fingindo que nada está acontecendo.

Não quero mais viver nessa crise que o meu país está (e sempre esteve). Não quero mais comemorar um salário mínimo de R$500,00 e engolir um salário de Deputado Federal de R$12.700,00 (fora as “gorjetas”) e ver que, de lá, eles só mandam as bombas.

Não quero mais ver gente humilde chorando na televisão e isso ser recorrente em todos os anos. Não quero mais mensalão, corrupção, roubalheira e "panetones". Não quero mais aquecimento global e reuniões sem nada a acrescentar (como disse Bruno Mazzeo, humorista, a primeira coisa que o Lula fez ao chegar a Kopenhagen foi pedir uma “Nhá Benta”- sim essa reunião lá em Kopenhagen só serviu para piadas como esta acontecerem). Eu não quero falso moralismo e nenhuma vergonha na cara, etc... etc... etc...

Paro por aqui por que acabei de descobrir que a minha lista de “Não quero” é bem maior do que eu pensava e tanto eu quanto vocês dormiríamos aqui de tanto ler...

Acordando e voltando para o Planeta Terra e encarando a dura realidade, desejo a vocês um Ano Novo menos indiferente, mais coerente, mais real, mais consciente. Muitas alegrias, muitos amigos novos (e antigos), muita Paz (mas lembrem-se: quem quer paz tem que plantá-la, não adianta sair falando “quero paz” e xingar no trânsito ou xingar quem pisou no seu calo pelas ruas da vida), muito Amor (amor de verdade, não os descartáveis) e, claro, muita força e paciência para agüentar e entender as adversidades da vida e os problemas do cotidiano (que não sumirão no dia 31).

Obrigada a todos que separaram um tempo para ler o meu blog e ainda se dispuseram a comentar e mandar emails. Muito obrigada!

Nos veremos por aqui em 2010. Espero ter muitas coisas boas para contar e para ler de vocês.

Com Carinho

Juliana
26 Responses
  1. Daniel Says:

    Juliana, o seu blog é um achado!
    Concordo com as suas considerações sobre o que devemos não querer no próximo ano.
    O que você escreveu me fez pensar que a lista das coisas que eu não quero deve começar com questões individuais. Por exemplo, eu não quero continuar vivendo sob a sombra de alguém, eu não quero deixar as boas oportunidades passar por medo de arriscar, eu não quero continuar de olhos fechados para as dores de quem está ao meu lado, eu não quero permanecer levar vantagem sobre os outros... Há tantos "não quero" que deveriam começar no interior de cada e que, certamente, refletiriam positivamente no todo.

    Feliz 2010!


  2. Ju Fuzetto Says:

    Juju!!!!

    Que belo texto!!

    Um beijo no coração!

    E que venha 2010!


  3. Anônimo Says:

    Sim, a minha listinha de coisas que não quero tambem é bem maior das que eu quero. rs :/
    infelizmente, o que você e com certeza eu tambem é um mundo menos egoísta em que olhamos para nosso próprio umbigo e as vezes estamos com o nariz tão impinado que nem conseguimos olhar pro umbigo.
    acho que sem orgulho e egoísmo, tudo ia fluir melhor.

    mentes revolucionárias como as sua diviam ser mais reconhecidas.
    bjs linda!


  4. Adorei o post.Concordo em tudo.Bom mesmo,seriase tudo isso desaparecese da face da terra,o que é impossível ;/
    Feliz Ano Novo!
    bjos
    mah


  5. Unknown Says:

    feliz 2010 para vc tb..vc é adorável!


  6. Unknown Says:

    Foi um prazer compartilhar suas idéias neste cantinho. Adoro passar por aqui e ler um pouco das suas esperanças e sonhos.

    Um grande beijo e um 2010 mais consciente sim.


  7. Nívea Flor Says:

    Eis uma listinha de desejos muito honesta hein Ju!

    Feliz ano novo pra tii também!
    Mta paz, sucesso e alegrias!

    Que em 2010 coisas desagradáveis sejam vencidas pelas maravilhas do amor!

    beijos!
    Nii


  8. Não...ñ é nenhuma loucura pensar assim..é ser mais racional..eu, por exemplo, antes de ver tudo que preciso, penso naquilo que ñ preciso, que ñ desejo....alguns me chamam de pessimista, outros, até de egoísta, mas, sabe, vivo bem, e ainda assim continuo achar que esta é a melhor forma!!!


  9. Deia Says:

    Uau!!!
    Fiquei até sem folego! Espero q tdos nós façamos também uma listinha do que não queremos.
    Um grande bjo


  10. Babi Says:

    Aiii muito obtigada! rs

    Sem dúvidas achei seu blog óóóóóóóótimo e então o segui!
    Estarei por aqui sempre e queria saber se posso colocar o post que tem aquela foto do rapaz negro com a blusa c/ simbolo nazista no meu blog, com todos os créditos, claro. rs


    Beijao
    Fica com Deus, nos veremos sempre!


  11. Babi Says:

    ps.: AMEI o texto... tudo que eu penso está ai. rs


  12. Obrigado querida amiga por me seguir tb. Seu blog é muito interesssante. Sempre estarei ti visitando. Ti desejo a vc e família, "Um Feliz ano novo. Que 2010 traga tudo de bom vc e todos nossos leitores dos Blogs. Um abraço de: Manoel Limoeiro de Roda de Fogo. Recife-PE.


  13. RAFAELA Says:

    Vc arrasou nesse texto. Inspiração não faltou pra ti né? Vamos sonhar sim, mas lutar por tudo que queremos!

    Beijos linda!


  14. Lívia Paes Says:

    Que lindo Juliana!

    Gosto muito de passar por aqui e ler seus textos. Já disse isso muitas vezes né? rsrsrs


    Um ano dez para vc!!!!! Vc merece!


  15. Minha querida amiga, desejo a voce e toda sua familia um Feliz Natal, na mais perfeita paz do Senhor Jesus, que Ele ilumine sempre seus caminhos, te dando alegrias, conforto, amor, harmonia e muita serenidade, pois essa é a verdadeira essencia do Natal.fique com Deus e meus beijos em sua alma....


  16. Pra você minha querida amiga, que esteve comigo nessa caminhada dos 365 dias que passaram, o meu mais sincero agradecimento e o desejo que 2010 seja de muito amor, paz, sucesso e realizações, que todos os seus sonhos se tornem reais, que esteja sempre cercado de sorrisos sinceros e abraços verdadeiros, esteja sempre na paz do Senhor Jesus... beijos na alma e um Feliz Ano Novo a você e toda sua família.


  17. Vitor Andrade Says:

    Minha querida! Um ano maravilhoso para vc. Vc merece!


  18. Unknown Says:

    Amiga querida, Um ANO MUITO POSITIVO PARA VC.

    TUDOOOOOO DE BOOOOMMMMMMMMMMM!


  19. Não resisto a partilhar, Amiga Juliana, uma mensagem “urgente” que a Amiga Rejane me enviou; partilhá-la é o mínimo que posso fazer, possa ou não ser “prematura”, tamanha declaração:

    “Depois de uma séria e cautelosa consideração, gostaria de notificar a renovação do nosso CONTRATO DE AMIZADE, para o ano de 2010 e seguintes…

    “Nunca desvalorize ninguém…
    Coloque cada pessoa perto do seu coração
    Porque um dia você pode acordar
    E perceber que perdeu um diamante
    Enquanto estava muito ocupado a coleccionar pedras”

    [Mande este abraço para todos os que você não quer perder em 2010, adverte-me a Amiga Rejane: é meu dever, minha tão grande obrigação…]

    Um imenso abraço

    Leonardo B.


    Um imenso carinho, com tudo o que a vida conte, incondicionalmente


  20. Oi Juliana,

    Gostei muito do seu blog. Gosto de pessoas que sabem escrever com o coração sem descartar a razão.

    Um abraço.


  21. Jonathan Says:

    Deus te abençoe neste novo ano!!!

    Um grande abraço!


  22. Anônimo Says:

    Começa 2010 e o Vida Blogueira vem repleto de novidades!
    Se ainda não conhece o Vida Blogueira, dê um pulinho no blog. No dia 4 estréia a nova coluna sobre Dicas e tutoriais e nela você poderá encomendar selos e banners!
    Sem custo algum. Seja um seguidor e fique por dentro das novidades.

    Até lá.


  23. um otimo 2010 pra vc!
    obrigada pela visita (:


  24. Cleice Souza Says:

    Juliana obrigada pela visita. Gostei desse lugar, gostei da lista e dos itens.
    Ótimo 2010 para você!



  25. Não é por nada não, mas você é excelente. Virei fã do seu blog. Agora será mais uma inspiração para mim.
    Blog de Um Brasileiro